Quais as funções de um vereador?

Funções de um Vereador

Saiba mais sobre as funções e a importância de um vereador. Saiba quais qualidades procurar na hora da eleição,

28 de junho de 2021 17:09

Você sabe quais as funções de um vereador? Não? Então, entenda o porquê de sua importância e suas funções.

De quatro em quatro anos somos submetidos às votações municipais para a escolha dos vereadores, cada eleitor votará em um candidato e somente serão escolhidos aqueles mais votados, sendo o número de vereadores eleitos proporcional à quantidade de habitantes do município, nesse caso, foram eleitos 19 em Americana no ano de 2020.

O vereador trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal (o Brasil é composto por três esferas: União, Estados e Municípios) e sua principal função é representar os interesses da população perante o poder público. Na prática, eles legislam, o que é isso? Significa que eles terão o poder de criar, extinguir e emendar leis conforme julgarem adequado ao interesse público, porém, somente tratam de questões exclusivas do âmbito municipal.

Além disso, um papel importante do vereador é fiscalizar o prefeito para que o Poder Executivo não chegue a ficar acima da lei. Dessa maneira, agora que entendemos as principais funções de um vereador, sabemos que é de extrema importância pesquisar e analisar os candidatos antes de chegar na decisão final do voto.

Para mais informações como essa, fique atento às nossas redes sociais

ObservatórioSocial do Brasil - Americana

Observatório Social do Brasil – Americana. O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: